sábado, 17 de abril de 2010

23 anos

Pensei em escreve aqui dias atrás, sorte que não o fiz porque vocês leriam um texto depressivo e provavelmente mal escrito. Quer dizer, não esperem ler algo alegre e bem escrito agora; apenas estou melhor que antes porque tive um dia agradável no meu aniversário. Felizmente, pude almoçar com grandes amigos e depois ficar em casa com minha família em paz, ler algumas coisas boas e também recebi mensagens muito reconfortantes ontem.
Lembro que começava o outro texto assim: "Estou cansado, tão cansado...dos meus anos". Imaginem onde iria parar...rs. Para falar a verdade não estou menos cansado agora; por toda minha vida, os dias foram difíceis - enfrentei muito cedo o abandono, a solidão, a descrença, os conflitos familiares e a morte... a incompreensível morte dos que amamos (às vezes o aniversário se marca mais pelas pessoas que não podem lhe parabenizar...) - tudo antes dos 18 anos. Coisas aparentemente externas, porque internamente, sofria de timidez, insegurança e problemas de saúde por causa de meu peso excessivo, verdade...eu ainda era gordo, vê se pode?!

Por mais que não tenha sido fácil, essas situações me obrigaram a pensar muito na vida, a aprender a superar cada condição adversa; mas por mais que sejamos diciplinados, essas coisas não se aprendem sozinho. Durante toda o tempo, tive a sorte de ter pessoas admiráveis ao meu lado, ensinando com paciência, dando amor e carinho, dividindo um pouco o peso dos dias.

É verdade que muitas delas não estão mais por perto, no entanto, e como disse Rubem Braga: "que a lembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; mas que essa solidão ficou menos infeliz". Morreria no dia em que elas se perdessem em minha memória, sou um pouco de cada um que passou; sinto-me responsável por essas pessoas, por a cada dia tentar ser o mais justo possível em minha conduta.

Viu!? O texto é ruim e nem um pouco alegre, mas serve para agradecer a todos que fizeram parte desse aniversário e lembrar aqueles que por alguma razão não puderam estar por perto.

Obrigado!

2 comentários:

Untitled disse...

Você agradece muitas pessoas... mas esqueceu de agradecer a principal... Você.
Você é tudo isso, não pelas adversidades da vida que desde muito cedo aprendeu a enfrentar, mas porque você Rafael é um homem, e sempre foi... sua humilde de deixar que as pessoas lhe ensine, sua paciência em permitir entender aquilo que aparentemente não tem explicação, só se deve a você, a sua personalidade.

Parabéns pelo seu caráter!

Carol Colaneri disse...

Muito bonito seu texto, rafa...nao tem nada de ruim =)