quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um Novo Projeto

Depois de quase um ano, a sensação sufocante de ter que escrever voltou. Eu, que quase apaguei este blog, decidi retomá-lo por questões práticas, pois acho que o exercício de mostrar meus textos é importante, ainda mais agora que decidi não participar de concursos literários tão cedo. Como sempre, percebi que preciso de mais tempo para amadurecer, entrementes (entrementes? Bonito não?!) divulgo aqui algumas idéias...

De modo algum isso significaria que parei de escrever minhas coisas, pelo contrário, embora nunca o tenha abandonado de todo, pretendo retomar também meu diário pessoal em que escrevo, escrevo, escrevo e nunca lerei. O que tem ligação indireta com o novo subtítulo deste blog.

Entorpecido pelo romance “O Livro do Riso e do Esquecimento” de Milan Kundera, refleti por um tempo algo bem óbvio a princípio: o homem escreve basicamente para sobreviver ao tempo, em outras palavras, por medo da morte, para ser lembrado.

Com efeito, muitos têm sucesso nessa árdua luta; porém, a maioria não tem. E infelizmente, faço parte dessa maioria. Não tenho o poder de lembrar. Por muitos anos, achei que deveria conquistar esse poder, entrar para esse grupo seleto, ser eterno; por isso, não escrevia. Esperava ascender ao topo para de lá, minha voz alcançar mais longe.

Alguma coisa mudou de lá para cá, tenho 24 anos e a morte não sai de minha cabeça, ela acompanha meu pensamento ao abrir e ao fechar os olhos. Passei a temer a morte. Passei a escrever desesperadamente para me esquecer desse medo, para não me lembrar da solidão, do frio e da boca seca quando se morre.

Prefiro beber qualquer coisa e assim calar minha voz porque tenho sede... Infinita.

Este blog, então, é uma pequena parcela de um grande projeto. Daqui para frente, vou me esquecer nos textos, aqui e ali. Para quem sabe um dia, os homens poderosos se lembrem de mim com uma distinta inveja do meu esquecimento.

Obrigado pela leitura,

Rafael Ireno

Nenhum comentário: