sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Pensamentos no vento...


Rubem Braga é um grande escritor, para mim; claro que existem maiores e melhores, mas ninguém até hoje me fala como ele. Meu primeiro contato com suas crônicas, aconteceu quando eu ainda estava no cursinho, numas das aulas da tarde - aula de redação - o professor passou um pequeno trecho d'umas das crônicas. Naquele mesmo dia, fui ao centro cultural e peguei um livro dele, uma antologia. Ao ler, achei fantástico... sua melancolia, sua tristeza... porque, de certa maneira era eu. Acho que cada um é um pouco do que lê ou do que estuda, cada um de nós, me parece, tenta descobrir algo em si pelos outros. A literatura faz isso - embora seja pouco valorizada no Brasil.
Como pode um livro que vem da França, custar 8 reais; e um livro nacional - como o do Rubem Braga ou do Guimarães - custar 30...?! Claro que o brasileiro não tem o costume de ler, pois estão preocupados com o pão do outro dia. A questão é simples, claro que uma obra da literatura clássica é maravilhosa e tem que ser valorizada, mas como um brasileiro pagará 30 reais, de um salário de 300?!

Nosso direito de ler um livro já esta sendo tirado, isso não é tão distante.

Falo isso, porque numa entrevista que Rubem Braga deu para uma entrevistadora, Clarice Lispector, ele diz que no Brasil os escritores escrevem para os colegas. Isso me fez pensar, e uma solução é: Sejamos todos escritores....escreveremos....uns aos outros....dai todos leremos...( sonho?! hahahahahah)

Claro que existem mil motivos, que contam na nossa formação cultural, para que a literatura não seja valorizada; mas isto é um tanto revoltante.

Nós, amigos, que vivemos em sebos, atrás de livros baratos, sabemos o quanto é difícil montar sua biblioteca...

Nossa literatura é rica, é madura; temos escritores que estão no nível de um Balzac, um Proust e um Baudelaire.

Mas não se trata só de leitura, mas dá cultura em geral; na músicas temos compositores maravilhosos, como Tom Jobim, Villa-Lobos, Adoniram Barbosa, Noel Rosa, Cartola, Chico Buarque, Caetano, Gil e outros tantos... A maior cantora brasileira, Elis Regina, quiçá; uma das melhores do mundo. No entanto, o nosso mundo esta escondido...

Sei que não iremos mudar o mundo...sei?!

O que é possivel?! Ainda não sei... mas pessoas maravilhosas me fazem acreditar que é possível; tenho duas escolhar bem simples... acredito ou não... bom, adivinhem?!

Eu disse que eram pensamentos, no titulo, não me vejo obrigado a concluir nada.... e se fosse....também não o faria.....hahahahha....

De: Seu GSV, tropeço! (P.S, Adivinhe! ( obrigado ))

Para: A pessoa mais Drummondiana que eu já conheci! (lembra!?)

2 comentários:

Adriel disse...

.....simplesmente .....virei seu blog e o da cah.... vcs se expresão de um jeito com as palavras... que da pra senti... mesmo isso sendo apenas um penssamento de revolta xD... deu pra quase ouvir!... muito bom mesmo.... do mesmo jeito que "vocês" se expressão com palavras, espero me expressão com Imagens ( sabe Design num sabe escrever muito bem xD ) ... mas eh issu... jah ganho mas um fan...

Vinícius disse...

Achei fantásticas as constatações e as idéias, principalmente de todos sermos escritores! Creio que isso é possível, de pouquinho em pouquinho! Gosto de saber também que não sou o único que procuro me identificar com o que leio. Acho que falta isso na faculdade. ;)