terça-feira, 18 de março de 2008

Tempo, minha literatura.


Literatura e música são as artes que mais gosto, de certa maneira são as que mais conversam comigo - nelas encontro perguntas e respostas que fazem diferença na minha vida.
Todos que convivem comigo, sabem como adoro ler Guimarães; apesar do medo que tenho quando começo algum livro dele. A obra Rosiana tem seu próprio tempo, seu ritmo, com isso não é uma obra que se lê rapidamente... Conversando isto com minha namorada, ela falou uma coisa que não havia pensado: "Guimarães Rosa não é uma leitura para os tempos de hoje..." (claro que muito provavelmente a frase não foi essa...rs)
O que ela quis dizer foi que a Rosa exige paciência e tempo de "desgustação", mas hoje - na modernidade - o tempo é exatamente o que nos falta.
POr exemplo: Eu que faço letras, paradoxalmente, só tenho tempo de procurar e ler a literatura que gosto nas férias... POrque durante o ano letivo, tenho tantos textos e preocupações que não consigo me dedicar ao meu gosto literario. No começo do ano, queria terminar de ler a Obra de Guimarães, que só me faltam 3 novelas e um livro de contos, no entanto, já vi que não será possivél. Claro que aproveito bastante as leituras que tenho que fazer para a faculdade, algumas coisas batem com minhas vontades...

Logo, penso muito num tempo que terei para sentar numa confortável poltrona, em minha casa; tranquilo para poder ler as obras que fui deixando por falta de tempo - "na aposentadoria". Isto é uma ilusão?!
Acredito que seja sim, uma ilusão; a muito vivia ao redor dela - ela era minha esperança de paz.

Porém, penso numa momento: Eu lia "Madame Bovary", ela lia "O estrangeiro" (Em francês), nós estavamos numa sala e para falar a verdade preferia ler outras coisas naquele momento; mas aquela sensação de paz e tranquilidade nçao vinha de um clássico francês... vinha dela, de sua dedicação a leitura numa língua estrangeira!!! Te amo Minha Cah.

Todos meus textos enveredam para a minha namorada, isso porque escrevo com fluxo... sempre começo com um tema...depois meus textos me levam por meus pensamentos, e meus pensamentos são dela...

2 comentários:

Cah disse...

=)
Algumas coisas são desacreditadas pelo mundo, mas nós sabemos q existem...

=p

Vinícius disse...

verdade.

pergunta displicente: Rafa, por que você escreve seu blog? qual são suas motivações?

creio que é um questionamento válido!

grande abraço! ótimo feriado a todos!